quinta-feira, 1 de março de 2012

Algoritmos como fundamentos de programação de computador - introdução ao conceito de variáveis

Caros leitores, nesse post vamos abordar o desenvolvimento de algoritmos como fundamentos de programação. Ou seja vamos mostrar como os algoritmos se relacionam com o computador de forma lógica.

No post  Introdução ao desenvolvimento de algoritmos mostramos a ideia básica de um algoritmo como forma de resolver problemas, é importante a leitura desse post citado.

Bom, para desenvolver um algoritmo pensando em programação devemos criar nossos algoritmos em estruturas de códigos, respeitando determinadas regras e sequência lógica.

Sendo que poderemos criar os algoritmos usando papel e caneta (que é uma maneira ótima de aprender) e/ou digitar nossos algoritmos em um computador usando um editor de texto como o bloco de notas.

Nesse ponto, vamos utilizar os termos algoritmo/programa como sinônimos.

No desenvolvimento do algoritmo devemos respeitar regras específicas que nos dizem como escrevemos o nosso código, e, em qual parte do código colocamos cada coisa.

Então podemos dizer nesse momento que iniciaremos a criação de um programa/algoritmo escrevendo código em um arquivo texto, e, que esse código respeita algumas regras.

Quando pensamos que um programa "roda" no computador o que estamos querendo dizer? Bom quando damos 2 cliques no ícone de algum programa, falamos então que o programa esta rodando, podemos dizer também que ele esta executando.

Tecnicamente o programa passa a ser executado pelo processador do computador e utilizar outros recursos do computador como memória ram dentre outros.

Com isso algumas regras básicas definem como o programa deve interagir com a memória ram por exemplo, definindo para nós o conceito de variáveis.

Uma variável é uma forma do programa/algoritmo informar para o computador que quando ele for rodar precisa usar a memória ram.

Cria variáveis em um algoritmo é uma tarefa muito comum e faremos muito, na verdade o termo mais correto é Declarar Variáveis, e teremos em nosso código um local específico para isso conforme determinado pelas regras de construção do algoritmo.

As variáveis são muito usadas quando precisamos que o usuário do programa, informe dados para o programa por exemplo: imagine um programa de cadastro de clientes onde devemos informar ao programa o nome, email, telefone e endereço do cliente. Esse é um caso típico de utilização de variáveis.

No caso acima para o cadastro de cliente nós como programadores iríamos declarar 4 variáveis uma para o nome, outra para o email, outra para o telefone e outra para o endereço.

Para declarar variáveis devemos dar um nome para cada uma variável, e esse nome não pode ser repetido, cada uma com seu próprio nome.

E qual nome devemos dar para as variáveis? Bom uma boa regra é dar um nome que nos lembre a informação que a variável irá armazenar.

No exemplo do cadastro, podemos chamar a variável que armazena o nome do cliente de "nome", a que armazena o email de "email", poderíamos ainda usar "cli_nome" por exemplo, mas por experiência aconselho a utilizar o nome mais adequado de acordo com a informação armazenada e evitar abreviações.

Por exemplo, imagina chamar uma variável de "y" para armazenar o nome do cliente, nós mesmos iríamos esquecer logo de que informação essa variável armazena, e isso é ainda pior quando trabalhamos em equipes.

Tudo bem! Mas podemos ver um pequeno algoritmo? Ok. Vamos escrever um pequeno algoritmo e mostrar algumas partes principais.

Algoritmo Exemplo

Variáveis

Início

Fim
  
Vamos explicar as 4 linhas do nosso código(em vermelho): o nosso código inicia com a palavra Algoritmo isso é determinado pela regra, em seguida vem no nome que temos que dar para o nosso algoritmo, que nesse caso é "Exemplo", em seguida vem a área onde iremos declarar as variáveis, depois vem o trecho entre a palavra Início e Fim  que é chamada de parte principal do programa.

Bom agora sabemos que todo programa/algoritmo tem um nome e que existem lugares pré determinados para cada parte do código de acordo com sua função.

No próximo post iremos continuar falando sobre os tipos de dados das variáveis e mostraremos vários exemplos de declaração de variáveis em um algoritmo.


Não esqueça de deixar seus comentários.
Um abraço e até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário