Caros leitores, nesse post vamos abordar o desenvolvimento de algoritmos como fundamentos de programação. Ou seja vamos mostrar como os algoritmos se relacionam com o computador de forma lógica.
No post Introdução ao desenvolvimento de algoritmos mostramos a ideia básica de um algoritmo como forma de resolver problemas, é importante a leitura desse post citado.
Bom, para desenvolver um algoritmo pensando em programação devemos criar nossos algoritmos em estruturas de códigos, respeitando determinadas regras e sequência lógica.
Sendo que poderemos criar os algoritmos usando papel e caneta (que é uma maneira ótima de aprender) e/ou digitar nossos algoritmos em um computador usando um editor de texto como o bloco de notas.
Nesse ponto, vamos utilizar os termos algoritmo/programa como sinônimos.
No desenvolvimento do algoritmo devemos respeitar regras específicas que nos dizem como escrevemos o nosso código, e, em qual parte do código colocamos cada coisa.
Então podemos dizer nesse momento que iniciaremos a criação de um programa/algoritmo escrevendo código em um arquivo texto, e, que esse código respeita algumas regras.
Quando pensamos que um programa "roda" no computador o que estamos querendo dizer? Bom quando damos 2 cliques no ícone de algum programa, falamos então que o programa esta rodando, podemos dizer também que ele esta executando.
Tecnicamente o programa passa a ser executado pelo processador do computador e utilizar outros recursos do computador como memória ram dentre outros.
Com isso algumas regras básicas definem como o programa deve interagir com a memória ram por exemplo, definindo para nós o conceito de variáveis.
Uma variável é uma forma do programa/algoritmo informar para o computador que quando ele for rodar precisa usar a memória ram.
Cria variáveis em um algoritmo é uma tarefa muito comum e faremos muito, na verdade o termo mais correto é Declarar Variáveis, e teremos em nosso código um local específico para isso conforme determinado pelas regras de construção do algoritmo.
As variáveis são muito usadas quando precisamos que o usuário do programa, informe dados para o programa por exemplo: imagine um programa de cadastro de clientes onde devemos informar ao programa o nome, email, telefone e endereço do cliente. Esse é um caso típico de utilização de variáveis.
No caso acima para o cadastro de cliente nós como programadores iríamos declarar 4 variáveis uma para o nome, outra para o email, outra para o telefone e outra para o endereço.
Para declarar variáveis devemos dar um nome para cada uma variável, e esse nome não pode ser repetido, cada uma com seu próprio nome.
E qual nome devemos dar para as variáveis? Bom uma boa regra é dar um nome que nos lembre a informação que a variável irá armazenar.
No exemplo do cadastro, podemos chamar a variável que armazena o nome do cliente de "nome", a que armazena o email de "email", poderíamos ainda usar "cli_nome" por exemplo, mas por experiência aconselho a utilizar o nome mais adequado de acordo com a informação armazenada e evitar abreviações.
Por exemplo, imagina chamar uma variável de "y" para armazenar o nome do cliente, nós mesmos iríamos esquecer logo de que informação essa variável armazena, e isso é ainda pior quando trabalhamos em equipes.
Tudo bem! Mas podemos ver um pequeno algoritmo? Ok. Vamos escrever um pequeno algoritmo e mostrar algumas partes principais.
Algoritmo Exemplo
Variáveis
Início
Fim
Vamos explicar as 4 linhas do nosso código(em vermelho): o nosso código inicia com a palavra Algoritmo isso é determinado pela regra, em seguida vem no nome que temos que dar para o nosso algoritmo, que nesse caso é "Exemplo", em seguida vem a área onde iremos declarar as variáveis, depois vem o trecho entre a palavra Início e Fim que é chamada de parte principal do programa.
Bom agora sabemos que todo programa/algoritmo tem um nome e que existem lugares pré determinados para cada parte do código de acordo com sua função.
No próximo post iremos continuar falando sobre os tipos de dados das variáveis e mostraremos vários exemplos de declaração de variáveis em um algoritmo.
Não esqueça de deixar seus comentários.
Um abraço e até breve.
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